Últimas Notícias

Entrevista: Dona Nene - Projesp

10/03/2018   |   por: Fábio Chezzi

Confira as palavras da Dona Nene sobre. (Coordenadora Geral do PROJESP)

Real da Sorte: Para começar nosso bate papo, a senhora poderia nos explicar melhor como funciona a ajuda do PROJESP às crianças que fazem parte do projeto?
Dona Nene: O objetivo do atendimento é apoiar as crianças e adolescentes atendidas pelo PROJESP, dilaceradas pela desigualdade social. É criar opções de vida futura, despertar a consciência de sua realidade e buscar alternativas para o seu desenvolvimento. Além disso, um dos nossos principais objetivos é contribuir na construção de uma sociedade melhor, para que seja despertado em cada um deles/as o sentimento de responsabilidade por um mundo melhor e mais justo. São atendidas hoje no total das casas aproximadamente 650 crianças.

Real da Sorte: Qual a importância de iniciativas, como o Bingo Bneneficente, para o PROJESP?
Dona Nene: O PROJESP celebra esse ano, 30 anos de história com reconhecimento inclusive internacional, onde compartilhou experiências exitosas voltadas ao acompanhamento de pessoas com HIV e desenvolvimento de programas voltado a crianças órfãs. Nosso objetivo é de ampliar as ações afirmativas de sucesso, que exercita a cidadania através de ações efetivas, contribuindo de maneira concreta para o desenvolvimento de melhores ações sociais realizadas pelo Projeto Esperança, é um compromisso social.

Real da Sorte: Foram também arrecadados 500 kg de alimentos, como foi à reação das crianças durante a entrega?
Dona Nene: O PROJESP vive de doação. Temos alguns serviços em parceria com poder público, mas nossos atendimentos nas duas sedes são mantidos exclusivamente por doações. Para nossas crianças é sempre motivo de alegria e muito agradecimento receberem as doações. As crianças inclusive gravaram um pequeno vídeo agradecendo as doações. Fizemos questão de falar e mostrar pra que percebam que em algum lugar dessa cidade alguém pensou nelas fazendo doação, seja de alimentos, roupas, leite, material escolar ou material de higiene e limpeza. São por essas e outras tantas ações que julgamos importantes para que essas crianças possam seguir seus caminhos confiantes e acreditando que outro mundo é possível.

Real da Sorte: Gostaríamos de pedir que a senhora deixasse uma mensagem, para todos aqueles que participam dos eventos no do PROJESP. O que a senhora pode dizer para essas pessoas?
Dona Nene: Em nome das crianças e das famílias atendidas quero de forma muito particular agradecer a cada uma e cada uma que de alguma forma abraçam essa causa. Vocês são pessoas que começam a entender e estão dando provas que atitudes solidárias contribuem para a redução das desigualdades sociais. É muito importante vocês perceberem que sem dúvida a solidariedade neutraliza as divisões, as segregações, a ausência de fé e nos aproxima de algo que pode de forma plena aproximar aqueles que têm tão pouco. E acima de tudo restabelece a esperança, traçando novos caminhos, onde muitas vezes parecia não existir mais saídas. Pra todos vocês que participam dos eventos do Bingo beneficente, bazar e contribribuem com alimentos, nossa gratidão! A esperança para nós só se sustenta naqueles que caminham e ela nos é dada principalmente para servir a quem a perdeu
Pedimos ao Senhor da vida e do destino de todos nós que dê diariamente a cada um de vocês saúde e paz com condições engenhosas e fecundas de continuar ajudando nossas crianças que continua vendo a vida como algo que pode ser inventado e reinventado a todo momento.
Gratidão sempre.